Geral

Aprenda como nasce uma orquídea – Dicas e cuidados

Tudo bem, Pessoal? Conforme prometido, venho atualizá-los sobre a evolução da nossa orquídea grávida, apresentada há algumas semanas neste artigo.

Uma das nossas amigas leitoras escreveu-me dizendo que estava com a pulga atrás da orelha em relação a esta história de gravidez em orquídea. Para provar que não estou de enrolação, hoje trago uma foto mais convincente.

Como nasce uma orquídea

Observamos que a flor já secou completamente e que o pecíolo, cabinho que liga a flor à planta, já aumentou várias vezes de tamanho. É nesta região que se localiza o ovário da orquídea, onde milhões de sementes encontram-se em processo de formação. Esta estrutura é um fruto, como um tomate ou uma jaca.

Como nasce uma orquídea

Como nasce uma orquídea (Foto: Divulgação)

No caso das orquídeas, costumamos chamá-lo de cápsula de sementes. Pequenas alterações na cor e formato, ao longo do processo de amadurecimento, culminarão na sua abertura e consequente dispersão das minúsculas sementes no ar.

Estas sementes serão levadas pelo vento e cairão em todo tipo de ambiente. Poucas conseguirão germinar e se desenvolver em uma nova orquídea, já que este processo é bem delicado e requer condições muito específicas. Depende, inclusive, da simbiose com um determinado fungo que cresce nas raízes da planta mãe. Como o homem nunca se contenta com pouco, desenvolveu técnicas capazes de fazer com que milhares de sementes germinem, em condições artificiais, estéreis, em laboratório.

Facebook Comments