Geral Orquídeas

O adubo de manutenção e crescimento

O adubo de manutenção…

É um fertilizante equilibrado, que mantém a saúde da planta em qualquer fase.
Se você é iniciante, aconselho começar por ele e com o tempo, conforme você for percebendo as fases sua orquídea, você se sentirá seguro a usar as outras opções de adubo:
– Floração;
– Crescimento;
– Enraizamento;
– Clácio + magnésio;

Além dos hormônios que dão um “” UP” na sua orquídea e complementos, como o sulfato de cobre.

O adubo de crescimento…

Nesta fase a orquídea precisa de mais Nitrogênio, pois ajuda na formação de tecidos das orquídeas (brotos, folhas, bulbos…).
Um exemplo de adubo de crescimento é o NPK 20-10-10, mas existem outras fórmulas, o importante é ter mais N (nitrogênio) que os demais nutrientes.
O NPK 20-10-15 também é ótimo, pois além de ser rico em Nitrogênio, ele tem uma boa carga de K(Potássio), que também auxilia nesta fase, pois auxilia na formação das células, rigidez dos bulbos e brotos, além de dar uma forcinha para as raízes.
O adubo de floração…

Na fase da floração, as orquídea precisam de uma dose extra de Fósforo(representado pelo P, na fórmula NPK).
Para saber se o adubo é indicado para floração, é preciso que na fórmula NPK, o segundo número, que corresponde ao P (fósforo), seja o maior, ou seja, indique maior concentração.
Exemplos de adubos de floração: 10-20-10, 10-20-5, 8-45-14…

Sugerimos para leitura:
Manual Completo de Como Cuidar de Orquídeas
Esclarecendo…

A partir do momento que você se sente seguro de usar o adubo específico para cada fase, não será necessário usar o de manutenção.
Agora se você tem poucas orquídeas e não quer ter um monte de adubos, pode manter apenas o de manutenção, ao invés de usar o de crescimento + floração.

A verdade é que adubação é um assunto muito extenso, pouco explorado no mundo das orquídeas e muito pessoal, pois vai muito da experiência dos cultivadores.

Gosto sempre de falar sobre o que eu penso sobre isso para ajudá-los a formar sua própria opinião e orientar na fase mais complicada (primeiros anos de cultivo).
Espero que este post ajude quem ainda estiver com dúvidas sobre isso.
Prometo que em breve falarei mais detalhadamente e profundamente sobre a fertilização das orquídeas, ok?!

Agora que você esta aprender como cuidar das suas orquídeas , não perca a chance de ter os orquideas magníficas, fique ligado(a) nas dicas de orquídeas, mais lidas por agora!

Por fim, gostou dessa Dicas?

Em seguida, avalie esse conteúdo clicando nas estrelinhas e deixe seu comentário. Assim, diga o que pode melhorar na dicas, se tiver algo e como ficou a sua. Vamos trocar dicas nos comentários!

Além disso, acesse os links acima para ver novas dicas

Então, aproveite as dicas aos seus dia a dia e faça como a sua orquideas belíssima como de orquidario! Pode também visitar nosso Instagram onde misturamos humor à dicas de como ter orquideas magníficas!

A equipe do Orquídeas Sem Segredo agradece demais da conta a preferência! Tentamos sempre continuar aprendendo e trazendo as melhores Dicas!

Ah, antes que eu esqueça, visite também nossa página no Facebook para ficar por dentro de mais novidades! Então até a próxima!

Facebook Comments